Está tudo a postos para mais uma edição, a 23.ª, da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional, evento de referência que alia diferentes patrimónios de Portalegre – gastronómico, cultural e patrimonial. O Mosteiro de São Bernardo volta a ser o epicentro do certame que durante o próximo fim-de-semana, dias 28, 29 e 30, promete elevar Portalegre a capital da doçaria a nível nacional.

Esta ano são cerca de 40 os expositores que vêm até ao Alto Alentejo dar a conhecer os doces, licores e bolos tradicionais. Tudo isto aliado a uma programação diversificada e com forte aposta nos grupos do concelho.

Destaca-se a animação protagonizada pelos grupos e associações locais, a Exposição Doces Traços, pelo artista Luís Félix, os concursos de Doçaria e os workshops que ficam a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, da doceira Rosária Maria e do Chef Duarte Gueifão.

A novidade do programa infantil é a actividade “Sabores com histórias”, dedicada ao público infantil e às famílias, com o espectáculo “O Bolo”, apresentado pela Companhia “Era uma vez marionetas”, que oferece uma experiência lúdica e educativa aos participantes.

Mais uma vez, a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre propõe-se adoçar os sentidos dos visitantes, promovendo o património gastronómico e cultural da região no ambiente único do mosteiro feminino cisterciense, de onde são originários doces como os Rebuçados de Ovo, os Fartes ou o Torrão Real.

Dando seguimento à afirmação da Boleima de Portalegre, como doce tradicional que se pretende preservar e valorizar, realiza-se o III Concurso da Boleima aberto a toda a comunidade.

Programa

28 MARÇO

18h30 – Inauguração da Feira

Apontamento Musical – Banda da Sociedade Musical Euterpe

19h00 – Inauguração da Exposição “Doces Traços”

Exposição do artista plástico Luís Félix.

19h30Apontamento MusicalAlunos da Escola de Artes do Norte Alentejano

21h30“Quarteto em Mim com Vera Soldado”

Um espetáculo repleto de sonoridades distintas, que nos transporta para experiências de fruição musical únicas. Proporcionado por José Raimundo (Piano), Rui Ramos e Tamara Torres (Violino), Cláudia Romão (Violoncelo) e Vera Soldado (Voz).

22h30Encerramento da Feira

29 MARÇO

11h00Abertura da Feira

Concurso de Doçaria (Melhor Doce Conventual)

Concurso de Doçaria (Melhor Doce Tradicional)

Concurso de Licores (Melhor Licor Tradicional)

15h30Grupo de Cantares Cantalagoa

Não perca os temas tradicionais e populares da Freguesia da Alagoa e do Concelho de Portalegre.

16h30 – Tuna da Academia Sta. Clara

A Tuna da Academia Sta. Clara trará ao evento melodias tradicionais alentejanas, exaltando as belezas de Portalegre e o profundo amor pelo Alentejo, num momento musical que promete encantar os visitantes.

17h00 Workshop “Maçã, Canela e Ameixa”, pelo Chef Cristiano Louro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre

18h00Apontamento Musical – Alunos da Escola Adágio

18h30 – Workshop “Miniaturas de Amêndoa”, por Rosária Maria

21h30Fora de Tempo

Grupo musical constituído em Maio de 2001, formado pelos músicos Bruno Azeitona (Guitarra Baixo e Voz), Eduardo Ribeiro (Guitarra e Voz), Jorge Gargaté (Piano, Sintetizador e Voz), Ricardo Brito (Bateria e Percussão). São vários e diferentes os estilos musicais a que poderão assistir. Temas originais, Pop Rock, Música Popular e de Intervenção.

22h30Encerramento da Feira

30 MARÇO

11h00 Abertura da Feira

Concurso Boleima de Portalegre 2025 (Aberto à população)

15h00CAEP Voices

Um espetáculo com músicas que fazem parte do nosso imaginário, desde canções portuguesas e latinas, a êxitos de filmes de Hollywood.

16h00 Sabores com Histórias – Espetáculo “O Bolo”, pela Companhia “Era uma Vez, Marionetas”

Divirta-se em família com o Espetáculo de Marionetas “O Bolo”.Um dia, o Sr. António e a Sra. Antónia fizeram um bolo. Deixaram-no a arrefecer e pediram aos meninos que tomassem conta dele, mas o Bolo conseguiu fugir para a floresta. O que o Bolo não contava é que havia alguém mais esperto do que ele.”.

17h00 Workshop “Boleima de Portalegre”, com o Chef Duarte Gueifão

18h00 Orquestra de Acordeões

Momento musical, com referências ao Tango, que colocará em diálogo os ritmos característicos. Um verdadeiro duelo entre a arte e sentimentos dos vários compositores. A Orquestra de Acordeões, composta por alunos desde o 3º ao 8º grau, tem a direcção do Professor Duarte Graça e surge no âmbito da disciplina de classe conjunto dos Cursos Artísticos Especializados da Música, leccionados na Escola de Artes do Norte Alentejano.

19H00Encerramento da Feira