
No mês em que se comemora o nascimento de Antero Tarquínio de Quental, a Câmara Municipal de Ponta Delgada promoveu uma homenagem ao poeta e à geração de intelectuais e empreendedores da segunda metade do século XIX que marcaram a história da cidade.
A cerimônia, realizada em parceria com a Escola Secundária Antero de Quental, destacou a importância desses pioneiros na construção da moderna Ponta Delgada e no desenvolvimento de áreas como a Revolução Industrial, o comércio internacional e a inovação industrial.
Durante a cerimônia, Sérgio Rezendes, vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, ressaltou o impacto dessa geração, que contou com figuras como Antero de Quental, Teófilo de Braga e Hintze Ribeiro, além de empresários como João de Melo Abreu e José Cordeiro.
Segundo Rezendes, essas personalidades foram fundamentais para o desenvolvimento da cidade, com contribuições importantes para o crescimento econômico, como a indústria do tabaco, chá, álcool e o comércio internacional de ananás.
Sérgio Rezendes apelou aos alunos da Escola Secundária Antero de Quental, presente na homenagem, para que se inspirem no legado desses grandes nomes, refletindo sobre o trabalho, resiliência e dedicação que marcaram o percurso de Ponta Delgada até os dias atuais.
“Queremos que entendam o vosso passado e se orgulhem dele, seguindo o exemplo de tenacidade, reflexão e persistência, para que, após os estudos, possam contribuir para o desenvolvimento da nossa terra”, afirmou.
O evento, realizado na Biblioteca da Escola Secundária Antero de Quental, também contou com uma apresentação da obra de Antero de Quental, abordando suas ideias e filosofia de forma multidisciplinar.
Poemas do autor foram declamados e analisados, com um momento musical a seguir, a cerimônia culminou com a tradicional homenagem a Antero de Quental, com a colocação de flores junto ao seu busto, no jardim que o homenageia na cidade.
Além da homenagem à memória de Antero de Quental, o vereador destacou o investimento da Câmara Municipal na educação e no desenvolvimento da nova geração, afirmando que a autarquia se dedica a proporcionar uma formação de qualidade aos jovens, apoiando a descoberta de talentos culturais e científicos e criando condições de aprendizagem adequadas para todos.