
Pelo sexto ano consecutivo, o Politécnico de Coimbra (IPC) distingue, através da atribuição de bolsas de mérito, os melhores estudantes no ano letivo de 2025/26 que, pela primeira vez, ingressam no ensino superior, na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, e se inscrevem num curso de 1.º ciclo.
Estas bolsas visam “distinguir o mérito e o esforço individual dos estudantes e, simultaneamente, sublinhar a importância de premiar o trabalho, o empenho, a perseverança e a excelência académica demonstrados no ingresso ao ensino superior”, refere em nota o IPC.
Para efeitos de atribuição, “considera-se aproveitamento escolar excecional a entrada no respetivo curso com uma classificação igual ou superior a 17 valores. Os estudantes devem, ainda, ter escolhido o Politécnico de Coimbra como primeira opção e serem colocados nesse curso”.
Relativamente ao valor da bolsa de mérito, “este corresponde a um valor pecuniário igual ao da propina em vigor no início do ano letivo em que é atribuída”.
A bolsa será “concedida ao estudante que frequentar, na totalidade, o 1º ano letivo do curso em que se matriculou, sendo o pagamento efetuado numa única prestação, no final desse ano letivo”, explica ainda o IPC.
Para além do apoio financeiro, os estudantes contemplados recebem também um diploma de mérito. Esta é uma medida que reforça o compromisso do Politécnico de Coimbra com a valorização da excelência escolar.