A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Portimão, deteve hoje, em Bensafrim, no concelho de Lagos, um cidadão espanhol de 45 anos procurado pelas autoridades judiciais do Reino de Espanha. A detenção foi realizada no cumprimento de um Mandado de Detenção Europeu e de uma Decisão Europeia de Investigação.

O homem estava condenado a uma pena de quatro anos e cinco meses de prisão em Espanha, pela prática de vários crimes violentos, nomeadamente ameaça agravada, ofensa à integridade física agravada, detenção de arma proibida e evasão. Os factos ocorreram em 2018, na província de Cáceres, onde desenvolveu um grave conflito com vizinhos, tendo ameaçado de morte várias pessoas e agredido fisicamente várias vítimas, incluindo uma que ficou com ferimentos graves após ser atingida na cabeça com uma pedra.

Além das ameaças presenciais, o detido usou também as redes sociais para ameaçar magistrados judiciais e elementos da Guardia Civil.

Apesar da condenação, conseguiu evadir-se durante uma saída precária do estabelecimento prisional onde cumpria pena, refugiando-se no sul de Portugal, onde se manteve até agora.

Após a detenção, será presente ao Tribunal da Relação de Évora para decisão sobre o processo de extradição para Espanha.