
A Ordem dos Médicos, através da sua Secção Regional do Centro (SRCOM), efetua este mês uma doação de equipamentos elétricos em fim de vida ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, no âmbito da campanha nacional Projeto Quartel Electrão.
A iniciativa surge na sequência do apelo da Associação Humanitária, ao qual a Ordem responde com empenho e reforçando o seu compromisso com causas ambientais e sociais, refere em nota a SRCOM.
O projeto Quartel Electrão tem como objetivo transformar resíduos elétricos em benefícios diretos para os corpos de bombeiros voluntários, seja sob a forma de contrapartidas financeiras ou através de novos equipamentos. Esta ação não só contribui para a melhoria das condições operacionais dos bombeiros, como também promove boas práticas ambientais junto da comunidade.
“Todos podemos fazer parte desta missão. A reciclagem de equipamentos elétricos é uma forma concreta de apoiar quem está sempre na linha da frente — os nossos bombeiros voluntários. Este é um gesto solidário com os nossos heróis bombeiros e que, sublinhamos, tem também o enquadramento sustentável que a todos deve motivar,” destaca Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SRCOM.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, com 136 anos de serviço à cidade, continua a desempenhar um papel essencial em situações de emergência, proteção civil e apoio aos mais vulneráveis.
A campanha Quartel Electrão, que vai na sua 9ª edição, registou em 2024 o melhor desempenho desde a sua criação, com mais associações aderentes, maior volume de resíduos recolhidos e mais prémios atribuídos.
A edição de 2025 decorre até 30 de novembro e todos os cidadãos são convidados a contribuir, entregando os seus equipamentos elétricos obsoletos nos quartéis aderentes.
A Ordem dos Médicos do Centro “continuará a fazer parte desta iniciativa, pugnando a que, cada gesto solidário, se transforme em impacto real em benefício dos bombeiros”, conclui.