
A empresa Águas do Ribatejo vai iniciar a construção de 12 quilómetros de redes de abastecimento e saneamento na localidade da Coutada Velha, no concelho de Benavente, num investimento de cerca de 1,9 milhões de euros, foi hoje anunciado.
Segundo um comunicado da empresa, a empreitada, com um prazo de execução de 18 meses, inclui a instalação de 8,7 quilómetros de rede de saneamento e 3,5 quilómetros de novas condutas de abastecimento de água, abrangendo a maioria dos alojamentos da localidade.
A nova rede de saneamento irá permitir a criação de uma estação elevatória “com ligação ao sistema de tratamento de Vale Tripeiro”, enquanto a substituição das condutas visa reduzir “perdas de água provocadas por roturas e avarias na infraestrutura existente”, que apresenta debilidades devido à sua antiguidade.
A intervenção, financiada por fundos comunitários no âmbito do programa Alentejo 2030, prevê ainda a instalação de 70 novos ramais de abastecimento.
De acordo com a empresa, a obra resulta de uma necessidade identificada pela empresa e pelo município de Benavente, e responde a uma antiga aspiração da população da Coutada Velha.
“Esta intervenção resulta da necessidade de alargamento da cobertura do serviço de drenagem e tratamento de águas residuais no lugar da Coutada Velha (…). Trata-se de uma aspiração antiga da população da Coutada Velha que será possível concretizar agora com a obtenção do financiamento comunitário para o efeito”, lê-se no comunicado.
Segundo a mesma nota, esta empreitada vem juntar-se a várias outras atualmente em curso nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, “num investimento acumulado ao longo dos anos superior a 165 milhões de euros”.