A Universidade de Évora acolheu, nos dias 10 e 11 de julho, a 11.ª edição do Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES), reunindo 191 participantes e 121 comunicações no Colégio do Espírito Santo. O encontro voltou a afirmar-se como um espaço de partilha, reflexão e construção coletiva sobre práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário e politécnico, público e privado.

Na sessão de abertura, a Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, sublinhou a necessidade de adaptação do ensino superior às novas realidades, destacando que «há vinte anos, refletir sobre as práticas pedagógicas no Ensino Superior era quase impensável». Acrescentou ainda que «o ensino está a mudar e temos de pensar, juntos, as respostas».

A Vice-Reitora para a Educação e Inovação Pedagógica da Universidade de Évora, Ana Paula Canavarro, salientou que esta edição permitiu «alargar a reflexão a temas emergentes como o uso pedagógico da inteligência artificial ou a educação para a inclusão», destacando a partilha de experiências associadas a projetos financiados pelo PRR, como os centros transversais de apoio à aprendizagem e ao ensino.

Presente na sessão esteve também a Secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, que referiu que «a pedagogia tem um impacto direto no sucesso académico e no bem-estar dos estudantes», alertando para a taxa de abandono no primeiro ano de licenciatura e defendendo uma abordagem integrada entre ensino, apoio social e bem-estar.

Um dos momentos centrais do congresso foi a sessão plenária com Luke Millard, da Abertay University, no Reino Unido. Na intervenção intitulada «Creating strategies for student success: provocations to partnerships», Millard apresentou o trabalho da AbLE Academy, centrado na co-criação com estudantes e estratégias internas de comunicação pedagógica. Destacou, entre outras ferramentas, a Abertay Discovery Tool, utilizada no 1.º ano de curso para avaliar competências e orientar o percurso académico.

Nos dias anteriores ao congresso, decorreu igualmente em Évora uma reunião do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), reforçando a articulação entre políticas públicas e práticas docentes.

A realização do CNaPPES 2025 na Universidade de Évora reafirma o compromisso da instituição com a qualidade e a inovação no ensino superior, contribuindo para um sistema educativo mais inclusivo, centrado na aprendizagem e orientado para o sucesso dos estudantes.