
O Município de Viana do Alentejo iniciou, no passado dia 24 de março, a requalificação do Centro de Saúde local, num investimento de 900 mil euros, totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A intervenção insere-se no âmbito da reforma dos cuidados de saúde primários e contempla não só a requalificação do edifício existente, como também o seu alargamento — com a criação de novos espaços como a sala de RX, fisioterapia e saúde oral — e o consequente apetrechamento da unidade com novos equipamentos.
O principal objetivo passa por reforçar a capacidade de resposta da unidade de saúde em todas as áreas de intervenção: promoção da saúde, prevenção da doença, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação. Com esta requalificação, pretende-se garantir melhor acesso aos cuidados de saúde primários à população do concelho, bem como criar melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.
A obra arrancou com a implementação do plano de segurança e saúde, seguindo-se a montagem do estaleiro, em conformidade com a legislação em vigor. Foram igualmente realizados trabalhos de demolição e remoção de materiais descontinuados, assim como verificações técnicas às redes de distribuição de águas e drenagem de águas residuais.
Este projeto surge na sequência da candidatura submetida ao Aviso Convite n.º 16/C01-i01/2023 do PRR, reforçando o compromisso do executivo municipal com a melhoria dos serviços públicos de saúde.
Este investimento soma-se ainda ao arranque das novas unidades de saúde em Aguiar e Alcáçovas, orçadas, respetivamente, em 209.871 euros e 236.145 euros, ambas também integralmente financiadas pelo PRR.
Com estas iniciativas, o Município reafirma a aposta estratégica na saúde pública, com vista a garantir um serviço de proximidade, eficaz e de qualidade para todos os munícipes.