O Município de Anadia manifestou esta semana o seu agrado face à iniciativa dos grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP, que apresentaram na Assembleia da República um projeto de resolução recomendando ao Governo a criação de um nó de acesso à autoestrada A1 entre Anadia e Oliveira do Bairro.

No documento entregue, os deputados salientam que esta intervenção constitui um investimento estratégico e fundamental para o desenvolvimento económico e social da região, melhorando a mobilidade, a qualidade de vida das populações e a competitividade empresarial. O projeto recomenda ainda que, na renegociação da concessão da A1, a concessionária fique obrigada a construir este nó de acesso.

Os parlamentares destacam que esta obra de interesse público fortalecerá as economias local e regional, aumentará a competitividade e melhorará as condições de vida das populações. Sublinha-se também a longa distância entre os atuais nós mais próximos – Aveiro Sul e Mealhada –, separados por cerca de 23,6 km, uma das maiores lacunas da A1.

Recorda-se que o acesso direto à A1 é uma antiga reivindicação do Município de Anadia, que tem vindo a promover esta causa junto das autoridades e grupos parlamentares de diversas forças políticas, evidenciando as vantagens que a ligação trará aos concelhos de Anadia, Oliveira do Bairro e à região em geral.