
A cidade de Moura recebe, até ao próximo domingo, a Feira de Maio, no Parque de Feiras e Exposições.
Com animação musical, artesanato e muito azeite regional, a feira é «uma questão de identidade», segundo Álvaro Azedo, presidente da autarquia.
«São sempre uma viagem pela nossa identidade, história e pelas nossas pessoas, que depositam toda a sua vida no nosso concelho», acrescentou o autarca, dizendo ainda que «são momentos marcantes, em que nos reencontramos com os nossos e com aqueles que aproveitam estas alturas para nos visitar».
Assim, fala-se «da história e da identidade», mas também da «gastronomia», «da terra que nos viu nascer» e «do nosso património maior que é o azeite».
Uma história que «se repete definitivamente», juntamente com os mourenses «e com aqueles que fazem de Moura um destino».
Em relação ao comércio local, muito presente no certamente, Álvaro Azedo referiu que «fazem parte da cultura» deste feira, assim como o «’cheiro’ do trabalho incansável que fazem».
«Havia pessoas que era nos mercados que faziam as compras para se abastecerem em casa. Os mercados tinham esse significado muito importante para nós e continuam a ter», destacou o presidente.
Com o espaço totalmente ocupado, o autarca realçou a «aposta» dos criadores de ovinos na Feira de Maio, mas também o «passinho em frente» que a autarquia pretende dar «sempre».
«É sinal de que as pessoas estão satisfeitas e as pessoas veem as feiras de Moura como uma habilidade de negócio», adicionou, reforçando ainda que os comerciantes e produtores «querem as feiras de Moura como destino para os seus negócios».
Cabe ao município «apenas corresponder a essa vontade» e assim «o nosso esforço vai sempre no sentido de crescer de forma sustentada», mas também de «perceber, junto desses comerciantes, o que é que às vezes não corre tão bem e que temos de melhorar».
«Penso que temos feito esse caminho de melhoria contínua e as feiras hoje têm uma imagem diferente junto das pessoas», concluiu o Álvaro Azedo.
De seguida, fique com as imagens da abertura da Feira de Maio, em Moura.