Júlio Martins de Castro faleceu, aos 88 anos, no dia 15 de julho. Foi um homem de consensos e exemplo de dedicação a Loureiro por mais de três décadas, tanto como membro da Junta de Freguesia de Loureiro como dinamizador de várias comissões de festas da freguesia.

O executivo da Junta de Freguesia de Loureiro recorda que “o sr. Júlio Martins de Castro foi um exemplo de dedicação e serviço à freguesia, sempre disponível para colaborar com as instituições de Loureiro e apoiar a sua comunidade”. E acrescenta: “Ficará na memória coletiva como um homem de alma e coração loureirense — símbolo de cidadania ativa, generosidade e verdadeiro amor pela terra que abraçou”.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Rui Luzes Cabral, também ele um homem de Loureiro, fez questão de sublinhar a importância de homenagear um homem que foi membro da Junta de Freguesia de Loureiro, e que dinamizou várias comissões de festas na freguesia, no seu discurso na cerimónia de celebração do 30.º aniversário de elevação de Loureiro a vila.

“Júlio Castro é merecedor de uma homenagem desta freguesia. Gostaria que estivesse aqui connosco para sentir o calor que a comunidade tem por si, por ter estado mais de 30 anos como memboro da Junta de Freguesia e como membro da comissão de festas. Foi e é um homem muito importante, neste contexto para a freguesia na última metade do séc. XX e todos estes anos”, afirmou Rui Luzes Cabral.

Júlio Martins Castro era um homem de consensos. Elogiado pelos mais variados quadrantes políticos. Para além do elogio público do vice-presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, eleito pelo PS, e do executivo da Freguesia de Loureiro liderado por José Queirós, eleito pela coligação PSD/CDS-PP, também o ex-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro também elogia o seu trajeto. “Um grande senhor. Foi um gosto trabalhar com o sr. Júlio”, afirma.