A cantora, atriz e empresária brasileira Preta Gil de 50 anos, morreu este domingo, 20 de julho de 2025, nos Estados Unidos, onde se encontrava em tratamento avançado contra um cancro intestinal com metástases.

Filha do conceituado músico e compositor Gilberto Gil e de Sandra Gadelha, Preta Gil foi diagnosticada com cancro intestinal em janeiro de 2023 e travou uma longa e corajosa batalha, marcada por cirurgias complexas, sessões de quimioterapia e internamentos hospitalares tanto no Brasil como no estrangeiro.

A cantora sofreu uma deterioração súbita no seu estado de saúde nos últimos dias, agravando-se na quarta-feira, 16 de julho, após uma sessão de quimioterapia . Preta encerra o ciclo deixando um legado artístico e um filho, Francisco Gal Gil Moreira, de 30 anos, fruto do seu relacionamento com Otávio Müller.

A sua carreira, iniciada em 2003, destacou-se não apenas pelos sucessos musicais e pela presença televisiva, mas também pela defesa intransigente de causas como a igualdade racial, a luta contra a gordofobia, a homofobia e pelos direitos LGBTQIA+

O Brasil despede-se de uma voz potente, sem medo de alterar padrões, que fez da arte e da atitude instrumentos de luta e transformação.