A Câmara de Mangualde abriu candidaturas para apoios aos apicultores, num concelho onde segundo os últimos registos, datados de 2023, existiam 2.238 colónias de abelhas.

Vai ser apoiada a alimentação para as abelhas, entre cinco a sete euros por colónia, com o autarca, Marco Almeida, a considerar que será uma forma de “aliviar os encargos financeiros dos produtores” ajudando a “promover a continuidade da produção de mel” e “incentivar o rejuvenescimento do setor, atraindo novos empreendedores, sobretudo jovens”.

A apicultura é considerada um setor de grande importância para o concelho, onde as mais de duas mil colónias de abelhas asseguram, anualmente, a produção de várias toneladas de mel.

Os apicultores têm enfrentado dificuldades relacionadas com o cumprimento das exigências sanitárias e o impacto económico provocado por ameaças como a vespa velutina.

As candidaturas estão abertas até ao final do mês, e deverão ser formalizadas junto do Gabinete de Apoio ao Agricultor do município de Mangualde.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.