A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) realiza uma profunda intervenção de requalificação no Serviço de Psiquiatria, nomeadamente na área de internamento. O investimento, superior a 2 milhões de euros, é financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e visa melhorar substancialmente as condições físicas e técnicas do serviço.

Segundo explica Gláucia Lima, diretora do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, “será requalificado todo o internamento com intervenção nas áreas técnicas (águas, eletricidade, climatização), bem como nos espaços dedicados a utentes e a profissionais”. A responsável sublinha que a obra pretende assegurar “maior dignidade no tratamento dos doentes, com foco na sua saúde e bem-estar emocional”, respondendo às necessidades específicas da população com problemas de saúde mental.

O projeto contempla também a humanização dos espaços, alinhando-se com os princípios da nova lei de saúde mental, e representa um ganho para os próprios profissionais da área, numa lógica de modernização e valorização do trabalho clínico. A intervenção procura assim não só melhorar a qualidade assistencial, mas também reforçar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde às mudanças demográficas e epidemiológicas do país.

A ULSAR prevê que esta requalificação permita diferenciar as respostas em saúde mental e promover o acesso das comunidades a cuidados mais eficazes e humanizados. Ao mesmo tempo, o serviço aposta na integração e valorização de uma equipa multidisciplinar com mais de 90 profissionais, incluindo psiquiatras, pedopsiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes técnicos e operacionais.

Durante o ano de 2024, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAR realizou 13.822 consultas de psiquiatria, 3.066 de psiquiatria da infância e adolescência, e 1.636 consultas de enfermagem, a par de 7.430 sessões de Hospital de Dia e 922 na vertente infantojuvenil. Registaram-se ainda 372 internamentos, demonstrando a elevada procura e relevância dos serviços agora em requalificação.