
O Museu de Lamego vai encerrar a partir de sábado, dia 24 de maio, para entrar em obras de requalificação no edifício, onde vão ser investidos cerca de 1,5 milhões de euros.
A previsão é que estejam concluídas em julho de 2026, sendo uma empreitada financiada por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo de um contrato interadministrativo celebrado entre a Câmara de Lamego e o Património Cultural – Instituto Público.
Será a segunda fase de requalificação do Museu de Lamego, agora mais focada na remodelação do interior, conforto térmico e manutenção do espólio, e na criação de melhores condições para os trabalhadores e também para os visitantes.
A autarquia de Lamego vai também aproveitar as obras para instalar uma rede ‘wi-fi’ que servirá o museu, que permitirá desenvolver a capacidade do Museu ao nível dos equipamentos interativos e exposições digitais, num investimento em novas tecnologias que será também extensivo ao Convento de Santo António de Ferreirim.
A requalificação do Museu de Lamego prevê ainda uma terceira fase que incidirá, em particular, no projeto museológico, que também será financiado por verbas do PRR.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm