O jovem ciclista alpiarcense, Rodrigo Conceição, integrou a equipa da seleção nacional de ciclismo que venceu, coletivamente, a Volta a Guijuelo, em Espanha, que decorreu de 11 a 13 de julho.

Na classificação individual o jovem ribatejano subiu ao terceiro lugar de um pódio ocupado apenas por portugueses.

A competir com cerca de 200 atletas de 40 equipas, a seleção portuguesa dominou a prova desde o início, vencendo o contrarrelógio coletivo que abriu a competição. Rodrigo Conceição manteve-se entre os melhores ao longo das etapas, concluindo a prova com o mesmo tempo de Vasco Silva (2.º classificado), apenas a 18 segundos do vencedor individual, Francisco Cardoso.

Na etapa de sábado, com partida e chegada a Guijuelo, Rodrigo Conceição manteve-se firme na luta pelos primeiros lugares. Já na derradeira tirada, no domingo, entre Maguisa e Guijuelo (58,8 km), o jovem atleta do Ribatejo voltou a destacar-se, cortando a meta na 9.ª posição, consolidando o lugar no pódio da geral.

A prestação de Rodrigo Conceição, a par das boas classificações de Vasco Silva (2.º), Duarte Costa (5.º), Francisco Cardoso (1.º), Bruno Nogueira e Guilherme Lameira, garantiu à Seleção Nacional a vitória por equipas, superando formações espanholas de relevo como a UC Fuenlabrada Cadetes e a Sanse-Elecox.

Além da Seleção Nacional, marcaram também presença na Volta a Guijuelo outras três equipas portuguesas: Academia Efapel de Ciclismo, Caldas Ecosprint-E.Leclerc e Landeiro-KTM-Matias & Araújo, reforçando o peso de Portugal numa das provas mais prestigiadas do calendário de cadetes em Espanha.