O Politécnico de Coimbra (IPC) e a Secção de Futebol da Associação Académica de Coimbra (AAC-SF) assinaram esta segunda-feira (12), um protocolo de cooperação com o objetivo de desenvolver um projeto formativo direcionado para a promoção do desporto, da educação, da inclusão e do envolvimento académico, social e cultural dos estudantes-atletas.

A cerimónia decorreu na Casa do Bispo, em São Martinho do Bispo, e contou com a presença do presidente do IPC, Jorge Conde, e do presidente da Direção da AAC-SF, Guilherme Ferreira.

A parceria inclui a cedência das instalações desportivas da Secção de Futebol da AAC para treino das equipas do IPC e outros eventos desportivos, a realização de estágios curriculares em diversas áreas, a colaboração em estágios e projetos de investigação científica, bem como a promoção da imagem do IPC nos equipamentos da SF-AAC e recintos desportivos. Este acordo tem a validade de três anos, com possibilidade de renovação.

Jorge Conde afirmou que este protocolo se enquadra na estratégia do IPC de reforçar a ligação ao território e aos seus agentes, defendendo que a colaboração com instituições como a Académica — “uma das principais marcas da cidade” — é essencial para promover o desporto como fator de bem-estar e formação pessoal. Sublinhou ainda que a aposta no desporto tem vindo a intensificar-se nos últimos anos, como parte integrante da formação dos estudantes enquanto pessoas. A par desta estratégia, devido à ausência de instalações desportivas próprias (com exceção do campo de rugby), o presidente do IPC destacou a importância de criar sinergias com instituições da cidade, permitindo que os estudantes, dentro e fora do desporto universitário, possam representar com orgulho, tanto o IPC como a Académica.

Já Guilherme Ferreira mostrou-se satisfeito com a parceria, destacando a relação benéfica entre as duas instituições e o potencial crescimento conjunto. Para o presidente da AAC-SF, o desporto deve ser visto como uma ferramenta fundamental na formação dos jovens, ao promover valores como o espírito de equipa, a convivência saudável e a responsabilidade coletiva.

Com esta parceria, as duas instituições reforçam uma ligação de longa data, com o compromisso de continuar a investir no desenvolvimento dos estudantes e no fortalecimento das instituições que marcam o território de Coimbra.