
A Hyundai Motorsport destacou-se na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, durante o Vodafone Rally de Portugal, ao conquistar os melhores tempos nas classificativas iniciais em pisos de terra na região Centro. Ott Tänak lidera provisoriamente a prova, com Adrien Fourmaux a apenas 0,2 segundos, numa sessão marcada pela alternância de vencedores em cinco provas especiais.
As classificativas de Mortágua 1 e Lousã 1 foram dominadas por Tänak, enquanto Fourmaux garantiu os melhores tempos em Góis 1 e Arganil 1, mantendo uma diferença mínima entre ambos. O piloto estónio salientou a dificuldade das condições: “Os pisos estavam escorregadios e tivemos de lutar muito com o carro. A batalha é intensa.” Já o francês destacou o bom desempenho da sua escolha de pneus: “Apesar da aderência ser reduzida, tive uma boa sensação. Fiz um bom esforço.”
As equipas da Hyundai mostraram-se eficazes nos troços exigentes e técnicos da zona Centro, ao contrário das equipas da Toyota e da Ford, que enfrentaram dificuldades, sobretudo em zonas com humidade.
Na terceira posição segue Sébastien Ogier (Toyota), a 7,4s, seguido de Takamoto Katsuta e Kalle Rovanperä, a 8,1s e 13,1s, respetivamente. O finlandês referiu frustração com a escolha de pneus: “As condições são difíceis e não escolhemos bem.” O líder do campeonato, Elfyn Evans, a abrir a estrada, encontra-se em 6.º lugar, a 21,7s, assumindo ter enfrentado dificuldades de tração.
A sessão foi ainda marcada por incidentes: Thierry Neuville (Hyundai) protagonizou um pião, enquanto Mārtiņš Sesks (Ford) sofreu um furo logo na primeira classificativa.

Na categoria WRC2, Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) lidera, após vencer as quatro classificativas da manhã, com 16,7s de vantagem sobre Yohan Rossel (Citroën) e 19,4s sobre Gus Greensmith (Skoda).
No Campeonato de Portugal de Ralis, Kris Meeke (Toyota) lidera a disputa com Dani Sordo (Hyundai), com 15,1s de vantagem. O melhor português em prova é Armindo Araújo (Skoda), em terceiro lugar no grupo nacional, com 7,4s de vantagem sobre Pedro Almeida.
Durante a tarde, os pilotos voltam a percorrer os mesmos troços da manhã – Mortágua, Lousã, Góis e Arganil – aos quais se juntam Águeda/Sever e Sever/Albergaria.
Classificação após a 2.ª secção:
1.º Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20N Rally1) – 38:45.1
2.º Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai I20N Rally1) – a 0.2s
3.º Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) – a 7.4s
4.º Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) – a 8.1s
5.º Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) – a 13.1s
6.º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) – a 21.7s
7.º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20N Rally1) – a 25.8s
8.º Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1) – a 30.9s
9.º Joshua McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) – a 47.7s
10.º Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1) – a 50.2s
WRC2 – 1.º lugar: Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2) – 1:20.1 min
Campeonato de Portugal de Ralis – 1.º português: Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2) – 3:19.2 min
Mais informações em www.rallydeportugal.pt
Fotografias: Vodafone Rally de Portugal