A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está a implementar, nos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, o projeto a Horta das Cores, no âmbito da Educação Alimentar.

Assim, desde Fevereiro e até ao final deste ano letivo, a nutricionista Martinha Gomes desloca-se aos estabelecimentos escolares de Taíde, Travassos, Simães e Garfe para dinamizar sessões junto dos/as mais novos/as. Utilizando o conceito de cores como ferramenta didática e através de atividades práticas, jogos educativos e preparações culinárias, pretende-se despertar o interesse pelo consumo desses alimentos e incentivar comportamentos alimentares saudáveis desde a infância.

 

“A alimentação saudável é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, especialmente nesta faixa etária, em que os hábitos alimentares se começam a definir. Sendo uma fase em que as crianças têm maior abertura para explorar novos alimentos e sabores, este é o momento crucial para desenvolver os processos de aprendizagem que influenciam a adoção de comportamentos alimentares adequados, que conduzem a uma alimentação equilibrada.”

Estas são as premissas que fundamentam este projeto através do qual a autarquia quer consciencializar as crianças e as famílias sobre os benefícios do consumo diário de frutas e hortícolas. Além de conterem nutrientes essenciais para a saúde, como vitaminas, minerais e antioxidantes, as frutas e os legumes são importantes para fortalecer o sistema imunológico, promover o crescimento e prevenir doenças.

Nos próximos dias 15, 16 e 17 de Maio vai realizar-se a 1.ª Bienal da Saúde da Póvoa de Lanhoso, uma iniciativa do Município que revela a preocupação com a saúde e o bem-estar de toda a população. Com várias ações programadas para os três dias, esta bienal quer contribuir para a promoção da literacia em saúde ao longo do ciclo da vida.