Um homem de 65 anos foi detido em flagrante pela GNR, no dia 8 de julho, por ter provocado um incêndio florestal na freguesia de Ovil, concelho de Baião. A detenção foi efetuada pelo Posto Territorial de Baião, no âmbito de diligências realizadas para apurar as causas do fogo.

Segundo a GNR, o incêndio teve origem junto à habitação do suspeito e acabou por se propagar à área florestal. O detido será presente hoje, 9 de julho, ao Tribunal Judicial de Baião.

A Guarda Nacional Republicana reforça que a proteção de pessoas e bens em contexto de incêndios rurais é uma prioridade, com enfoque na prevenção e no patrulhamento em zonas florestais. Recorda ainda que as queimadas e queimas de amontoados são das principais causas de incêndios em Portugal, estando a sua realização sujeita a regras rigorosas.

A GNR apela ao cumprimento das normas de segurança, salientando que é proibido fazer queimadas ou fogueiras em dias de perigo de incêndio «muito elevado» ou «máximo», e que, noutros casos, é necessária autorização ou comunicação prévia.

Para questões relacionadas com proteção ambiental ou denúncias, está disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), em funcionamento permanente.