
Nos dias 28 e 29 de maio, Portalegre será palco do HART – Heritage Adaptive Reuse in Tourism, evento científico internacional focado no debate sobre as intersecções entre o património cultural e o turismo.
A iniciativa, que marca a primeira edição do evento, reúne académicos, investigadores, profissionais do setor de turismo e património, e decisores políticos, para refletir sobre a reutilização adaptativa do património e as abordagens sustentáveis aplicadas a estes espaços.
Organizado pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais e da Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre (CARE), o Observatório Português das Atividades Culturais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (OPAC) e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o evento será composto por conferências de especialistas internacionais provenientes do Reino Unido, Grécia, Roménia, Espanha e Itália. Serão também realizadas sessões de showcase de boas práticas e workshops temáticos que visam aliar o conhecimento científico à prática.
José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, afirmou que “o Turismo e o Património são indissociáveis e vale a pena refletir sobre as abordagens de adaptação dos sítios patrimoniais às atividades turísticas, com a perspetiva de desenvolvimento sustentável dos ativos e das comunidades. Com este evento, pretendemos analisar e discutir os modelos atuais e refletir sobre o futuro”.
O programa completo e as inscrições gratuitas estão disponíveis no site oficial do evento: https://hart-congress.ipportalegre.pt/.