Festa da Liberdade arranca na noite de 24 de abril com música, fogo de artifício e celebrações populares

Grândola volta a ser palco de uma celebração vibrante da Revolução dos Cravos. No ano em que se assinalam os 51 anos do 25 de Abril, a autarquia promove mais uma Festa da Liberdade, com um programa diversificado que tem como ponto alto o concerto de Pedro Abrunhosa e Os Camponeses de Pias, na noite de 24 de abril, no Parque de Feiras e Exposições.

Pedro Abrunhosa, um dos nomes maiores da música portuguesa, junta-se ao grupo alentejano Os Camponeses de Pias — reconhecidos embaixadores do Cante Alentejano, património imaterial da humanidade pela UNESCO — para um espetáculo especial que promete unir música, emoção e memória coletiva. O concerto está agendado para as 22h00.

As comemorações têm início pelas 20h00, com a Corrida da Liberdade e uma arruada protagonizada pela banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense (SMFOG), antecedendo o espetáculo principal. Às 00h35, os céus de Grândola iluminam-se com um espetáculo de fogo de artifício piromusical, e a noite continua ao som da banda Shakra, conhecida pelos seus enérgicos covers.

No dia 25 de Abril, as celebrações retomam às 11h00, com a cerimónia do Hastear da Bandeira e a Sessão Comemorativa da Revolução, seguindo-se, durante a tarde, uma Festa Popular com atuações de grupos locais no coreto, o tradicional Desfile da Liberdade e, pelas 17h30, o espetáculo com Buba Espinho no jardim central da vila. Estas iniciativas são organizadas pela Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, com o apoio da Câmara Municipal.

O programa das Comemorações de Abril estende-se até ao final do mês e inclui ainda o ciclo de cinema “Abril Documental” e a iniciativa “Abril, Flores Mil”, que propõe passeios na natureza, workshops dedicados às flores e uma mostra gastronómica.

O programa completo pode ser consultado em:
cm-grandola.pt