O Comando Territorial de Évora da GNR levou a cabo, entre os dias 21 e 27 de julho, um conjunto de operações de prevenção e combate à criminalidade violenta e fiscalização rodoviária em todo o distrito, das quais resultaram diversas detenções e infrações.

Durante o referido período, foram detidas oito pessoas em flagrante delito, quatro das quais por condução sob o efeito do álcool, duas por condução sem habilitação legal e outras duas por ameaça e coação.

No âmbito da fiscalização rodoviária, a GNR detetou 389 infrações, com destaque para 68 por excesso de velocidade, 35 relacionadas com tacógrafos, 31 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização e 27 por falta de inspeção periódica obrigatória. Foram ainda registadas oito infrações por falta de seguro de responsabilidade civil, duas por uso indevido do telemóvel durante a condução, duas por condução com taxa de álcool no sangue superior ao legalmente permitido e uma por falta ou uso incorreto do cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças.

No que diz respeito à sinistralidade, ocorreram 36 acidentes, dos quais resultaram dois feridos graves e oito feridos leves.

A GNR levantou ainda 20 autos de contraordenação no âmbito da fiscalização geral, sendo 16 por infrações à legislação ambiental e quatro por violação da legislação policial.