O Forum Braga continua a afirmar-se como um dos mais dinâmicos centros culturais do país, acolhendo eventos de diversas áreas e proporcionando experiências únicas ao público. No primeiro fim de semana de março, o espaço será palco de duas grandes iniciativas que prometem atrair diferentes públicos.

No sábado e domingo, dias 1 e 2 de março, realizam-se no Forum Braga os Campeonatos Nacionais de Sub-23 (Esperanças), evento que celebra a sua 22.ª edição. Esta competição, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, conta com o apoio da Associação de Atletismo de Braga e do Município de Braga. Os melhores jovens atletas nacionais disputarão títulos em várias modalidades, proporcionando momentos de grande emoção e alto rendimento desportivo. Toda a informação está disponível em https://fpatletismo.pt/geral/2025/01/campeonatos-nacionais-de-sub-23-em-pista-curta/.

 

Ainda no sábado, dia 1 de março, pelas 21h00, o Grande Auditório recebe a oitava edição do Magna Augusta, um festival que reúne algumas das melhores tunas académicas do país. Este evento celebra a tradição e o espírito académico, proporcionando uma noite repleta de música, animação e convívio. O Festival Magna Augusta tem vindo a consolidar-se como uma referência no panorama tunante nacional, trazendo ao público performances vibrantes e a energia característica das tunas. Os bilhetes podem ser comprados nas bilheteiras do Forum Braga ou em https://ticketline.sapo.pt/evento/viii-magna-augusta-91381.~

O Forum Arte Braga e a Fundação de Serralves apresentam a exposição “Com a Casa às Costas”, da artista Carla Filipe, com curadoria de Joana Valsassina. A exposição apresenta uma seleção de obras da Coleção de Serralves e da Coleção da própria artista, explorando algumas das principais linhas de investigação de Carla Filipe (Aveiro, 1973). As obras relacionam-se com o universo ferroviário e a noção de viagem em sentido amplo, abordando temáticas como deambulação, migração, evasão e subsistência. “Com a Casa às Costas”, reflete a natureza nómada da prática artística de Carla Filipe, reunindo obras concebidas entre 2005 e 2021, tanto em território nacional como no âmbito de residências artísticas no estrangeiro. Entre o desenho e a palavra, o fragmento e o símbolo, a vivência e a memória, a exposição transforma o espaço expositivo num lugar em constante movimento, aberto a novas interpretações e reivindicações, onde a História nunca é simples, única ou linear. A entrada é gratuita, e a exposição estará patente até 6 de abril de 2025.

O Forum Arte Braga está aberto de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados e domingos conforme o funcionamento do Forum Braga.

Com uma agenda diversificada, que combina desporto e cultura, o Forum Braga reafirma-se como um espaço de excelência para a realização de grandes eventos, contribuindo para a dinamização da cidade e para a valorização da oferta cultural e desportiva da região.