A vila medieval de Monsaraz vai acolher, nos dias 25 e 26 de julho, a Festa do Cante nas Terras do Grande Lago, iniciativa dedicada à celebração do Cante Alentejano.

O evento é promovido pelo Município de Reguengos de Monsaraz, em colaboração com o Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz e a Junta de Freguesia local.

O programa arranca a 25 de julho, às 19h00, com um desfile de grupos corais pela Rua Direita até ao Largo Dom Nuno Álvares Pereira. Participam o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, o Grupo Coral Feminino de Santa Vitória «Estrelas do Alentejo» e o Grupo Coral «Os Ganhões» de Castro Verde.

A 26 de julho, pelas 22h00, o Largo Dom Nuno Álvares Pereira volta a ser palco da Gala do Cante, que contará com as atuações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, do Grupo Coral de Ourique e da fadista Beatriz Felício. O poeta Manuel Sérgio também marcará presença, com declamações acompanhadas à guitarra por José Farinha.

Beatriz Felício é uma das vozes emergentes do fado contemporâneo e lançou recentemente o álbum de estreia, intitulado Beatriz Felício, composto por 13 temas que incluem fados tradicionais e originais com letras de autores como Teresinha Landeiro, Helder Moutinho, Francisco Guimarães, Carlos Leitão e Cátia Oliveira (A Garota Não).