
Inseridas nas comemorações dos 39 anos de elevação a vila, as atividades levadas a cabo pela Junta de Freguesia de Joane, com o apoio de enumeras associações, atraíram milhares de pessoas. A Junta estima que pelas atividades de comemoração do aniversário, que incluíram a Feira do Associativismo e a Mostra de Sabores e Saberes, passaram mais de 30 mil pessoas.
Ao longo de três dias, houve diversas propostas culturais, desportivas e gastronómicas. Jovens ou idosos, famílias inteiras divertiram-se no teatro e nos concertos, confortaram o estômago e a alma nas tasquinhas e conviveram uns com os outros.
A autarquia traça, por isso, um balanço muito positivo, quer na projeção da vila, no impacto na economia local e na afirmação das associações e empresas da região. A Junta de Freguesia está convicta de que o modelo atual das festas, iniciado em 2014, «tem vindo a consolidar-se, ano após ano, como uma marca identitária da vila e da sua comunidade». Tal como em 2024, a edição deste ano voltou a contar com a coordenação do vice-presidente da Junta de Freguesia, Cláudio Cadeia. À comunicação social revela que as Festas da Vila são, acima de tudo, «um reflexo do dinamismo e do orgulho dos joanenses. É gratificante ver que este evento é hoje um ponto de encontro entre gerações e um espaço de valorização do nosso associativismo e das tradições locais», sublinhou.