As praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães voltam a ostentar o galardão para a época balnear 2025, merecedor da distinção da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Das 444 Bandeiras Azuis atribuídas pelo Júri Internacional, quatro situam-se em território esposendense.

Além das praias, marinas e embarcações distinguidas, este ano são, também, instituídos 23 Centros Azuis, distribuídos por todas as regiões, um dos quais ficará sediado em Esposende. Trata-se de uma estrutura, na praia ou na proximidade, onde se prestam informações e se realizam atividades de Educação Ambiental especificamente sobre a Bandeira Azul.

 

O Programa Bandeira Azul é vocacionado para a educação sobre o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Para formalizar a candidatura têm de cumprir um conjunto de critérios relacionados com informação e educação ambiental, qualidade da água balnear, gestão ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e envolvimento comunitário.

Na vertente da Educação Ambiental, Esposende garante, em colaboração com a empresa municipal Esposende Ambiente – Centro de Educação Ambiental -, o desenvolvimento de inúmeras atividades que alertam para a consciência ambiental dos mais novos, levando a mensagem até todos os utilizadores dos areais de Esposende.

O hastear da Bandeira Azul numa praia significa, desde logo, a garantia de qualidade da água balnear e o cumprimento de uma série de critérios ao nível das infraestruturas de apoio à praia, gestão de resíduos, limpeza do areal, assistência a banhistas, acessibilidades e informação pública.

A Bandeira Azul, como símbolo de reconhecimento de boas práticas ambientais, está intimamente ligada a vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pelo município de Esposende, nomeadamente: ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 13 (Ação Climática), 14 (Proteger a Vida Marinha), 15 (Proteger a Vida Terrestre).