
A equipa TechNys, da Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda, sagrou-se vencedora da edição 2025 do CanSat Júnior, promovido pelo Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, num evento que mobilizou jovens de todo o país em torno da ciência e tecnologia espacial.
Com o projeto vencedor, os alunos de Águeda garantiram a possibilidade de realizar um estágio na MLAnalytics, focado na análise de dados com recurso a inteligência artificial, uma experiência única que poderá abrir portas a futuras carreiras na área tecnológica.
O concurso, que desafia as equipas a conceber, construir e lançar pequenos satélites simulados (os denominados “CanSats”), distinguiu ainda outras equipas de relevo. O segundo prémio foi entregue à equipa 2FourSpace, do Instituto dos Pupilos do Exército, que participará no 2.º Encontro de Estudantes Espaciais do ESERO Portugal, aprofundando conhecimentos e trocando experiências com outros jovens aspirantes a engenheiros aeroespaciais.
Em terceiro lugar ficaram os Bytebots, do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, que receberam como prémio uma visita exclusiva ao Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, oportunidade para conhecer melhor as várias exposições e projetos relacionados com a ciência e a exploração espacial.
Além destes, a menção honrosa distinguiu a equipa Cientistas do Vagar, da Escola Básica e Secundária Cunha Rivara, valorizando o seu trabalho e empenho.
A avaliação dos projetos esteve a cargo de um júri de elevado prestígio, composto por Rui Agostinho, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (presidente do júri), Ana Noronha (Ciência Viva), Duarte Cota (SPACEAZORES), Filipa Lourenço (Agência Espacial Portuguesa), Ana Sofia Henriques (ANACOM) e Nuno Catarino (CEiiA).
O evento contou ainda com o apoio institucional e logístico de parceiros de referência no setor aeroespacial e científico, nomeadamente a ESA – European Space Agency, o Município de Ponte de Sor, a Agência Espacial Portuguesa, o Governo dos Açores, a SPACEAZORES, a ANACOM, a TEKEVER, a EDA, a MLAnalytics, o CEiiA – Centre of Engineering and Product Development e a SevenairAcademy.
O CanSat Júnior continua, assim, a consolidar-se como uma iniciativa de grande impacto na promoção da literacia científica e tecnológica entre os jovens portugueses, estimulando competências em engenharia, programação, eletrónica e trabalho de equipa, sempre com o olhar posto no espaço e no futuro.
As equipas participantes já manifestaram vontade de regressar no próximo ano, elevando ainda mais o nível de criatividade e inovação.