O Turismo do Alentejo apresentou na segunda-feira, dia 30, duas candidaturas ao PR Alentejo 2030 no âmbito das estratégias de marketing e dinamização territorial do PROVERE, num total de investimento que ultrapassa os 700 mil euros.

«No caso do PROVERE Enotur queremos daqui a dois anos ter das plataformas tecnológicas mais avançadas do mundo para a promoção e apoio à comercialização dos produtos ecoturísticos», adiantou José Santos, presidente da Entidade Regional do Alentejo e do Ribatejo. «Acreditamos muito no papel do Enoturismo como bandeira do turismo da Região, quer para o Alentejo, quer para o Ribatejo», indicou. 

«Estamos empenhados em superar limitações estruturais na comunicação integrada, promoção digital e na visibilidade internacional da região enquanto destino de enoturismo sustentável”, sinalizou José Santos. “O Portal Enotur e a campanha de activação digital que faremos com o seu lançamento vai colocar-nos na vanguarda da comunicação de destinos de vinho, de gastronomia e de cultura».

A outra operação candidatada foi a da “Promoção Internacional do Calendário de Eventos ‘Alqueva’ e constitui um dos projectos-âncora da EEC “ALQUEVA + Inovador”, enquadrando-se no Eixo Estratégico IV – Promoção dos produtos do território do Lago Alqueva, concretamente na Linha de Acção 7, que visa a promoção dos activos territoriais através de campanhas de comunicação estruturadas e direccionadas para mercados-alvo estratégicos.

De acordo com o mesmo responsável pelo Turismo do Alentejo, este projecto «assume como desígnio afirmar o destino “Alqueva” no panorama internacional, através da promoção externa de um calendário de eventos diversificado e articulado, composto por iniciativas culturais, turísticas e gastronómicas a realizar nos municípios da área de influência do EFMA. Os mercados-aposta são o da Alemanha, de França e de Inglaterra», conclui José Santos, também presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.