
A 58.ª edição do Vodafone Rally de Portugal arrancou na noite de 15 de maio, com a disputa da Super-Especial da Figueira da Foz, uma classificativa urbana com 2,94 km. O mais rápido foi Elfyn Evans, ao volante do Toyota GR Yaris Rally1, garantindo uma curta vantagem de 0,2 segundos sobre Ott Tänak e Sébastien Ogier, que registaram tempos idênticos.
O troço, desenhado junto à costa atlântica, proporcionou um momento competitivo e de elevado espetáculo, servido de pano de fundo para o início oficial da prova, que contou com milhares de espectadores ao longo do percurso.
“Amanhã vamos à descoberta”, referiu Evans no final da classificativa, referindo-se à incerteza sobre a gestão de pneus no percurso de sexta-feira. “Se conseguir concentrar-me apenas na condução, será o mais importante.”
Ott Tänak (Hyundai), segundo classificado, considerou a classificativa mais divertida do que no ano anterior: “É um troço curto, mas exigente em termos de concentração.”

Ogier, terceiro, salientou a importância de evitar erros e destacou a exigência do dia seguinte: “Vai exigir determinação e concentração.”
Nos lugares seguintes, Adrien Fourmaux e Thierry Neuville, também ao volante de Hyundai i20N Rally1, terminaram no Top 5. O campeão em título, Neuville, ficou a 0,6s do líder.
Na categoria WRC2, o mais rápido foi Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2), que terminou 9.º da geral, seguido de Kris Meeke (Toyota) e Gus Greensmith (Skoda), ambos com tempos idênticos. A competitividade no pelotão de Rally2 ficou bem patente nas escassas diferenças entre os cinco primeiros classificados.
Antes da classificativa de abertura, o dia ficou também marcado por dois momentos emblemáticos: o Shakedown realizado em Baltar, no concelho de Paredes, e a cerimónia de partida oficial, em Coimbra, que reuniu milhares de adeptos junto à rampa de saída.
Classificação após a 1.ª seção:
- Elfyn Evans / Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) – 2:18.1
- Sébastien Ogier / Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) – a 0.2s
- Ott Tänak / Martin Järveoja (Hyundai I20N Rally1) – a 0.2s
- Adrien Fourmaux / Alexandre Coria (Hyundai I20N Rally1) – a 0.4s
- Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe (Hyundai I20N Rally1) – a 0.6s
- Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) – a 1.3s
- Takamoto Katsuta / Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) – a 1.9s
- Sami Pajari / Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1) – a 4.1s
- Nikolay Gryazin / Konstantin Aleksandrov (Skoda Fabia RS Rally2) – a 4.3s (1.º WRC2)
- Mārtiņs Sesks / Renãrs Francis (Ford Puma Rally1) – a 5.0s
A primeira etapa completa disputa-se esta sexta-feira, dia 16 de maio, com 146,5 km cronometrados, divididos por dez provas especiais, com passagens duplas por Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, bem como as estreias dos troços de Águeda/Sever e Sever/Albergaria, que regressa ao percurso do rali desde a última utilização em 1974.
Mais informação disponível em: www.rallydeportugal.pt
Fotografias: Vodafone Rally de Portugal – Foto de capa Elfyn Evans / Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1)