
A UNICEF Portugal lançou, esta terça-feira, dia 6 de abri, a terceira edição do projeto “Tenho Voto na Matéria”, uma consulta pública destinada a crianças e jovens entre os 10 e 17 anos que vivem em Portugal.
A iniciativa, que já envolveu mais de 20.000 participantes nas edições anteriores, visa ouvir as preocupações e ideias dos mais jovens, para que possam influenciar as decisões políticas que impactam suas vidas.
O projeto, criado em 2021, tem como objetivo sensibilizar a sociedade e os decisores políticos para a importância da participação ativa das crianças e jovens na construção de um futuro mais justo e sustentável.
A iniciativa deste ano coloca em destaque questões como Segurança Digital, reconhecendo a crescente preocupação com os riscos associados à violência online contra menores, a UNICEF ainda destaca os efeitos prejudiciais dessa violência, como isolamento, depressão e queda no desempenho escolar.
Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, afirmou que “Neste mês em que se realizam as eleições legislativas, é fundamental reforçar o diálogo e a construção de pontes para promover a participação, a igualdade e a segurança das crianças e jovens em Portugal.
O ‘Tenho Voto na Matéria’ é uma oportunidade para refletirem e apresentarem as suas preocupações diretamente aos responsáveis políticos.”
A consulta estará disponível online, até o dia 31 de maio, através do site oficial www.unicef.pt/TenhoVotoNaMateria, e conta com o apoio do Grupo Consultivo de Crianças e Jovens da UNICEF Portugal e do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa, que será responsável pela conceção, aplicação e análise dos resultados do inquérito.
A iniciativa pretende, assim, reforçar uma cultura de participação cidadã, incentivando os jovens a entenderem como funcionam as estruturas de poder e como podem contribuir para uma sociedade mais inclusiva e segura.