
Uma mega operação coordenada pelo Comando Territorial da GNR de Leiria passou pelos concelhos de Coruche e do Cartaxo durante esta segunda-feira, 1 de setembro, onde foram cumpridos vários mandatos de busca que resultaram em múltiplas detenções, informou o departamento de relações públicas do Comando de Leiria ao NS.
A operação de larga escala foi o culminar de uma investigação que decorria há mais de um ano por crimes de tráfico de droga e associação criminosa e contou o empenho de 127 elementos de várias valências dos comandos de Santarém, Lisboa, Coimbra e Portalegre, para além de Leiria.
Para além dos concelhos da Lezíria do Tejo, a operação decorreu ainda em Torres Vedras, Alenquer, Lourinhã, Bombarral e Peniche. Os militares cumpriram 28 mandados de busca, dos quais 17 a veículos e oito domiciliários, que resultaram na detenção de oito homens e quatro mulheres com idades compreendidas entre os 20 e os 56 anos. Segundo o NS apurou junto da GNR, foram feitas várias detenções em Coruche e no Cartaxo, não sendo divulgado o número exato.
Os militares conseguiram ainda apreender 500 doses de cocaína, 70 mil euros em numerário, nove veículos, 18 telemóveis, duas balanças digitais, vários sacos para embalamento de droga, uma moca com pregos (considerada arma proibida classe A), uma pistola de calibre 6.35, uma caçadeira de calibre 12, uma espingarda de ar comprimido com mira, várias munições para estas armas e uma televisão de 35 polegadas ainda embalada.
Dos 12 detidos oito vão ficar a aguardar o primeiro interrogatório sob custódia das autoridades por suspeita de crimes de tráfico de droga, associação criminosa e posse de arma proibida, enquanto os restantes foram identificados e seguirá o inquérito.