A 16ª edição do Festival das Artes QuebraJazz integra dois concertos dedicados à histórica Embaixada Tenshō, nos dias 20 e 21 de julho, respetivamente em Vila Viçosa e Évora. A iniciativa recria o encontro entre quatro jovens japoneses e a música renascentista europeia, sob direção musical da maestra Tomomi Nishimoto.

Os concertos serão apresentados no Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, a 20 de julho, e na Igreja do Espírito Santo, em Évora, a 21 de julho, encerrando um ciclo de quatro atuações em cidades portuguesas percorridas pelos embaixadores japoneses do século XVI. O programa conta com o apoio da Embaixada do Japão em Portugal.

O projeto «Tenshō Embassy Concerts», interpretado pelo IllumnArt Philharmonic Renaissance Ensemble, inspira-se na viagem de quatro jovens enviados pelos dáimios cristãos do Japão, entre 1582 e 1590. Acompanhados pelo padre jesuíta Diogo de Mesquita, os embaixadores – Chijiwa Miguel, Ito Mâncio, Hara Martinho e Nakaura Julião – visitaram várias cidades europeias, incluindo Lisboa, Coimbra, Évora e Vila Viçosa, onde contactaram com a música ocidental e a cultura europeia renascentista.

A digressão musical que integra o Festival das Artes QuebraJazz passa ainda pelo Museu do Oriente, em Lisboa, a 16 de julho, e pela Capela de São Miguel, em Coimbra, a 19 de julho, assinalando os 440 anos da chegada da comitiva japonesa a Portugal, em 1585.

Segundo a diretora artística do Festival das Artes QuebraJazz, Cristina Castel-Branco, o concerto recria o momento em que os quatro embaixadores, de regresso ao Japão, apresentaram a música europeia ao então Shogun Toyotomi Hideyoshi, numa demonstração que gerou interesse e entusiasmo no seio da corte japonesa.

O repertório do concerto inclui obras de compositores renascentistas como Andrea Gabrielli, Cristóbal de Morales, Josquin des Prez, Giovanni Pierluigi da Palestrina e Tomás Luis de Victoria, com destaque para peças do Cancioneiro de Elvas, manuscrito ibérico do século XVI.

O Festival das Artes QuebraJazz decorre entre 15 de julho e 31 de agosto sob o tema «Encontros» e foi distinguido, pelo décimo ano consecutivo, com o selo «Remarkable Arts Festival», atribuído pela European Festivals Association (EFFE). O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.