
O Comandante Distrital da PSP de Setúbal, Superintendente Carlos Resende da Silva, confirmou ao Diário do Distrito que a esta autoridade «foram reportadas duas tentativas de rapto junto a estabelecimentos escolares», sem especificar os concelhos.
Embora sem confirmar oficialmente nenhuma destas situações, afirma que «o que sabemos foi o que nos foi reportado por encarregados de educação», e garante que «a Escola Segura está a fazer o seu trabalho junto das escolas no âmbito de alertar as crianças para os cuidados a ter e no sentido de aumentar o policiamento de visibilidade naqueles estabelecimentos».
Interrogado pelo Diário do Distrito acerca do tipo de comportamento que devem adoptar as crianças e jovens para se proteger destas ocorrências, o Superintendente Carlos Resende da Silva frisa que estes «devem sempre manter a calma e ter conhecimento dos cuidados e medidas de autoproteção.
Devem estar alertas para esta situação, recolhendo qualquer informação que achem suspeita e reportando às autoridades policiais.
Os alunos devem evitar estar sozinhos e se possível aguardar pelos pais junto ao estabelecimento escolar.»
Esta semana uma ocorrência perto da Escola Básica Carlos Ribeiro, em Pinhal de Frades, concelho do Seixal, deixou os pais alarmados, quando um jovem aluno foi alvo do que foi descrito como uma tentativa de rapto, que não se concretizou pela ajuda de outro colega.
Os jovens descreveram que se trataram de homens que tentaram levar o jovem para dentro de uma carrinha comercial branca, em mau estado.
Situações semelhantes já foram divulgadas nas redes sociais, ocorridas junto de escolas nos concelhos de Almada e Seixal.