A CDU de Oliveira de Azeméis enviou ao grupo Parlamentar do PCP a descrição da situação, com o objetivo de ver o tema chegar à Assembleia da República. Com um prazo inicial de 14 meses para a conclusão da obra, que foi iniciada há mais de dois anos, a escola ainda não está completamente requalificada.
O auto de consignação das obras de requalificação do estabelecimento de ensino foi assinado a 7 de setembro de 2022, marcando o início do prazo das obras. No entanto, ajustes no projeto fizeram com que as obras se atrasassem e a escola ainda não se encontra totalmente reabilitada.
“A CDU considera inaceitável que se mantenha este embargo ao regular funcionamento das atividades escolares, numa localidade com população a aumentar, tornando-se uma verdadeira contrariedade à indispensável oferta pública de ensino”, considera a coligação de esquerda.
O candidato à Câmara Municipal pela CDU, Vítor Januário, surge num vídeo publicado pela coligação a enfatizar a forma como a paragem das obras tem prejudicado a comunidade escolar. “O único problema que é possível resolver é o de esta escola ter a ampliação que merece e precisa para poder acolher as crianças que existem em grande número em Loureiro”, salienta.
A partido exige mais “empenho político” e mais ação para resolver o problema. “É preciso ação firme e incansável de todos os órgãos autárquicos, é preciso que todos fiquem inconformados. (...) É necessário que se aja porque a vontade política tem de se impor para garantir o direito fundamental à educação de qualidade”, escrevem ainda.