A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) vai promover, de 29 de maio a 27 de novembro, um curso especializado de Identificação e caraterização de castas da Região Demarcada do Vinho do Dão.

Este curso tem como objetivo “transmitir o vasto conhecimento reunido, ao longo dos anos, no Pólo de Inovação de Nelas – Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, sobre as diferentes castas cultivadas na região do Dão”, adianta hoje em nota a CCDRC.

Este curso especializado de Identificação e caraterização de castas do Dão “insere-se num esforço contínuo do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão para preservar, estudar e valorizar o património vitivinícola da região”, frisa.

Com uma área de atuação que abrange toda a região do Dão, este Centro tem “desempenhado um papel determinante na caracterização, proteção e recuperação de castas autóctones, muitas das quais em vias de extinção”.

“Neste esforço destaca-se a instalação, numa parcela de 1,7 hectares plantada em 2015, de 91 castas distintas — 49 tintas e 42 brancas. A iniciativa visa capacitar os participantes para a correta identificação das castas no campo, destacando as principais características morfológicas, agronómicas e enológicas de cada uma”, salienta ainda a CCDRC.

Através desta formação, pretende-se reforçar a importância do estudo das castas enquanto elemento fundamental da sustentabilidade da viticultura regional e valorização dos recursos endógenos.

O curso, ministrado pela especialista Vanda Pedroso, é “uma oportunidade única para técnicos, viticultores e enólogos aprofundarem os seus conhecimentos e contribuírem para a preservação de um legado vitivinícola singular e para a inovação do setor vitivinícola do Dão”, diz a concluir.