
A vila de Campo Maior será o ponto de partida, no próximo domingo, para mais uma edição do EuroBEC Granfondo, que este ano atinge um marco histórico com a participação de 1800 ciclistas, o maior número registado nas três edições do evento.
Depois de passar por Badajoz e Elvas, a prova instala-se agora em Campo Maior, encerrando o primeiro ciclo desta iniciativa transfronteiriça que tem vindo a colocar o Alentejo raiano no mapa do ciclismo amador. A partida será dada às 9h00 na Avenida da Liberdade, local que acolherá também a meta e a cerimónia de entrega de prémios.
Com três percursos à disposição dos participantes – 69 km (minifondo), 102 km (mediofondo) e 148 km (granfondo) – a competição promete mais uma jornada vibrante, aberta a ciclistas de diferentes níveis. Já no sábado, às 17h00, os mais novos terão oportunidade de participar no EuroBEC Granfondo Kids, num circuito fechado pensado para incentivar o gosto pelo ciclismo desde tenra idade. Para o público não participante, haverá ainda uma caminhada prevista para domingo após a largada do pelotão.
A prova é pontuável para o Troféu Superprestígio, a maior competição nacional de ciclismo amador. Após a primeira etapa, lideram a classificação nas várias categorias:
- Granfondo: David Mayo (Love Tiles) e Flávia Lopes (Brinox)
- Mediofondo: Tiago Teixeira (DBL Bike) e Marlene Seara (Brinox)
- Minifondo: Miguel Ribeiro (Bikepoint) e Mónica Hernández (Love Tiles)
Estes atletas partirão de Campo Maior com a camisola amarela.
O EuroBEC Granfondo resulta de uma organização conjunta dos municípios de Badajoz, Elvas e Campo Maior, aos quais se junta este ano o concelho de Arronches, e pretende ir além da vertente desportiva, promovendo também o património cultural, natural e gastronómico da região. A iniciativa da Bikeservice pretende assim valorizar o território, aliando o desporto à descoberta de um Alentejo raiano com muito para oferecer.