
A empresa concessionária da distribuição e fornecimento de água no concelho do Cartaxo, a Cartágua, está em dívida com o município desde 2014, num valor que ascende a 1.4 milhões de euros, segundo revelou o presidente da Câmara, João Heitor, em reunião do executivo, na tarde de quinta-feira, 7 de julho.
O autarca explicou que a dívida se deve ao não pagamento de rendas acordadas no contrato de concessão, com a empresa a justificar o não pagamento porque o município não aumenta o tarifário segundo as contas que a empresa faz. João Heitor explicou que o tarifário tem sido aumentado segundo os valores referência da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
A empresa, segundo João Heitor, recusa-se a pagar as rendas ao Município enquanto os valores não forem aumentados segundo os valores apresentados pela concessionária. A Câmara Municipal do Cartaxo enviou um pedido formal do pagamento do valor em dívida à Cartágua, mas segundo o autarca “a resposta não foi a que esperávamos” e a autarquia deve mesmo avançar para mais um processo em tribunal contra a empresa.
João Heitor elencou ainda outros problemas na relação entre a concessionária e a autarquia como a preocupação com o tempo que a empresa demorou a resolver a questão da falta de água na freguesia de Pontével, ou a quantidade de rupturas existentes por todo o concelho, derivado, segundo o autarca, do estado de conservação das condutas que são responsabilidade da empresa.
“É uma empresa paga por todos nós e tem de entregar o melhor serviço”, referiu João Heitor, acrescentando que o contrato assinado “por esta casa”, e com o qual abertamente diz discordar, tem que ser respeitado “mas não deixamos de ser diligentes com a gestão da concessão”, vincou.