
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai distribuir, de forma inédita, cadernos de fichas escolares gratuitos a todos os alunos do 1.º ao 12.º ano, abrangendo mais de 3 mil estudantes do concelho. O investimento ultrapassa os 191 mil euros e integra um pacote mais amplo de apoios à Educação, que ascende a dois milhões de euros no próximo ano letivo.
No total, serão 15.086 cadernos distribuídos, respeitando a listagem de manuais adotados pelas escolas locais. Pela primeira vez, os estudantes do 5.º ao 12.º ano serão contemplados com estes materiais, numa decisão inédita da autarquia, que pretende aliviar o peso financeiro das famílias e reforçar a igualdade de oportunidades no acesso à aprendizagem.
Este investimento soma-se a outras medidas estruturais que o município já garante, nomeadamente no âmbito da Ação Social Escolar. A Câmara assegura refeições gratuitas ou comparticipadas em 50%, apoio à compra de material escolar, subvenção para visitas de estudo e gratuitidade total dos passes escolares em transportes públicos.
Autarquia suporta 46 circuitos escolares e garante jardins de infância em todas as freguesias
O transporte escolar é assegurado em 46 circuitos especiais, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico, sem discriminação de escalão de rendimentos, permitindo que todos os alunos tenham acesso às escolas da sua área. Paralelamente, o concelho dispõe de 100% de cobertura pública da Rede de Educação Pré-Escolar, com jardins de infância em todas as freguesias, que servem atualmente 530 crianças e respetivas famílias.
A Câmara de Santiago do Cacém destaca-se ainda por ser uma das poucas em todo o país a oferecer gratuitamente as três componentes das Atividades de Animação e Apoio à Família — receção, refeições e prolongamento de horário — funcionando das 08h30 às 18h30, mesmo durante as interrupções letivas, em 28 salas distribuídas por 15 jardins de infância.
Educação é prioridade com escolas renovadas, salas modernas e equipamentos tecnológicos
Com uma estratégia clara de valorização da Educação, a autarquia continua a investir na requalificação e modernização dos edifícios escolares. Destaque para as obras profundas nas Escolas Básicas n.º 1 de Ermidas-Sado, n.º 3 e n.º 4 de Vila Nova de Santo André. Também as salas do 1.º Ciclo e do Pré-escolar foram dotadas de ar condicionado, quadros interativos e computadores com ligação à Internet.
Atualmente, decorrem obras no Jardim de Infância de Ermidas-Sado, com uma empreitada orçamentada em mais de 140 mil euros, que visa melhorar significativamente as condições de conforto, segurança e aprendizagem.
A Câmara Municipal é ainda responsável por garantir refeições escolares de qualidade, com contínuos investimentos na aquisição de equipamentos e melhoria dos refeitórios escolares em funcionamento no concelho.
Com uma política educativa abrangente, equitativa e sustentada, a Câmara de Santiago do Cacém reforça o seu compromisso com a criação de melhores condições de crescimento e aprendizagem para crianças e jovens, posicionando-se como uma referência nacional em apoio à Educação pública.