A Câmara Municipal de Beja está a gastar quatro mil euros por mês no aluguer de quatro equipamentos amovíveis de ar condicionado, instalados na zona dos quiosques do Mercado Municipal. O contrato tem a duração inicial de três meses, totalizando um investimento de 12 mil euros neste período.

O assunto foi discutido na reunião de Câmara desta semana, após os vereadores da oposição questionarem o executivo liderado por Paulo Arsénio (PS) sobre a eventual instalação definitiva dos aparelhos.

O presidente da autarquia esclareceu que a opção pelo aluguer se deveu à necessidade de testar a eficácia do sistema durante o período mais quente do ano antes de avançar para uma aquisição definitiva. “Adquirir os equipamentos sem os testar primeiro, num período de verão, poderia ser arriscado”, justificou o edil.

Paulo Arsénio admitiu que a compra dos equipamentos poderá ser ponderada numa fase posterior, dependendo dos resultados obtidos.

Mercado com temperaturas extremas
O Mercado Municipal de Beja regista, sobretudo no verão, temperaturas muito elevadas no interior do edifício, que têm sido alvo de queixas por parte de comerciantes e clientes. A solução agora implementada surge para mitigar este problema e melhorar o conforto térmico, ainda que de forma temporária.