
Está aberto, até 26 de setembro de 2025, o prazo de candidaturas para o Prémio de Mérito Cívico, no âmbito do Prémio de Cidadania.
Podem concorrer alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, dos estabelecimentos de ensino e formação do concelho, bem como alunos
residentes que frequentem escolas externas ao Município da Mealhada.
O critério obrigatório é o de que se tenham distinguido em ações de interesse público nas áreas de Humanidade e Solidariedade, Empreendedorismo, Desporto, Saúde e Bem-estar Arte e Cultura, Ambiente e Resiliência e Superação.
O Prémio de Cidadania tem duas vertentes: o reconhecimento dos estudantes pelo esforço e dedicação a nível académico, por indicação do Agrupamento de Escolas da Mealhada e da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, e o reconhecimento pelo seu sentido cívico, com o Prémio de Mérito Cívico, sendo os alunos distinguidos, após candidatura, individual ou de grupo, feita até 26 de setembro, na plataforma http://participacaopublica.cm-mealhada.pt/cidadania .
Assim, os estudantes podem concorrer por iniciativas desenvolvidas na categoria Humanidade e Solidariedade, com projetos a que esteja associado benefício social ou comunitário, ou ainda de expressão de solidariedade na escola ou fora dela.
Já a categoria Empreendedorismo admite candidaturas para projetos de empreendedorismo social, que sejam inovadores e de manifesto valor acrescentado para o mercado, por forma a dar resposta a um problema/ desafio na comunidade e tendo impacto direto na melhoria das condições de vida da mesma.
O Prémio de Mérito Cívico admite ainda candidaturas nas áreas do Desporto, Saúde e Bem- estar, visando distinguir iniciativas relativas à promoção de hábitos saudáveis, saúde mental, alimentação/nutrição, atividade física e desportiva, comportamentos aditivos ou sexualidade, fomentando estilos de vida saudáveis.
A área do Ambiente é também uma das premiadas, com ações de preservação e defesa do património natural, incluindo práticas no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU, promotoras da utilização eficiente dos recursos, a economia circular e a inovação, no domínio ambiental.
A sexta categoria é Resiliência e Superação, visando alunos que no final do ano escolar revelaram grande resiliência ou capacidade de trabalho/estudo que se traduziram numa superação das suas dificuldades e/ou assinaláveis progressos nos resultados escolares ou na inclusão na vida em sociedade.
Os prémios a atribuir terão uma natureza relacionada com o desenvolvimento da cidadania, quer do ponto de vista pessoal, quer do ponto de vista coletivo.
Os resultados deverão ser conhecidos no mês de novembro, estando marcada a entrega de prémios para dia 5 de dezembro de 2025.
Mais informações em http://participacaopublica.cm-mealhada.pt/cidadania