
A Brigada do Mar recolheu três mil quilos de lixo, 2077 alcatruzes e 114 boias numa ação de descontaminação da costa entre Quiaios e Vagueira, de 12 a 16 de março.
Em cinco dias, sete voluntários (com duas motos quatro e atrelados) percorreram 41 quilómetros de areal, adianta em nota a Brigada do Mar.
“Do total de resíduos recolhidos, 1860 quilos foram para reciclagem na Sirplaste”, refere Simão Acciaioli, responsável pela organização. “A quantidade de resíduos continua a impressionar, sobretudo emaranhados de cordas provenientes da pesca, muito perigosos para a navegação e animais marinhos”, frisa.
Esta ação da Brigada do Mar entre Quiaios e a Vagueira foi “possível graças ao apoio da Câmara de Mira, Lidl Portugal e Yamaha Motor”.
A Brigada do Mar é uma ONGD (organização não governamental para o desenvolvimento) constituída por voluntários que desde 2009 desenvolve ações de proteção da biodiversidade e de intervenção ambiental, com especial foco na descontaminação e limpeza de praias da orla marítima portuguesa fora das áreas concessionadas.
Sob o lema “indignação com ação”, a associação já limpou em Portugal mais de 1700 km lineares de costa, retirou mais de 1000 toneladas de lixo do areal e com ela colaboraram mais de mais de 11000 voluntários, em mais de 500 dias efetivos de iniciativas de limpeza e sensibilização.