
Iniciativa do Europe Direct Viseu Dão Lafões desfez dúvidas, corrigiu ideias falsas e levou informação clara e rigorosa aos cidadãos.
O centro histórico de Viseu foi palco de mais uma edição da iniciativa “Bolas de Bruxelas”, promovida pelo Europe Direct Viseu Dão Lafões, em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. A ação, que decorreu na passada terça-feira, dia 15 de julho, percorreu as ruas da cidade com o propósito de combater a desinformação e esclarecer mitos persistentes sobre a União Europeia, de forma acessível e próxima da população.
Durante a manhã, foram distribuídas dezenas de “Bolas de Bruxelas”, nome dado a Bolas de Berlim acompanhadas de mensagens informativas, com o objetivo de alertar para a proliferação de ideias erradas, frases feitas e notícias falsas sobre decisões e regulamentos europeus.
Entre as questões abordadas estiveram algumas das informações erradas mais repetidas, como: “A União Europeia proibiu os carapauzinhos?”, “Está proibida a venda de Bolas de Berlim nas praias?” ou “A UE proibiu castanhas em papel de jornal?”. Todas estas afirmações, que continuam a gerar confusão entre os cidadãos, foram desmentidas com base em informação oficial e verificada.
Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, “esta iniciativa do Europe Direct Viseu Dão Lafões foi uma forma inteligente e eficaz de levar informação séria às pessoas, num registo informal. Apesar do crescente acesso à informação, a desinformação é um dos grandes desafios dos nossos tempos. Ações como esta ajudam-nos a estar mais próximos da população, esclarecendo dúvidas e promovendo uma cidadania mais informada, além de ajudarem a reforçar a confiança nas instituições europeias”.
A iniciativa “Bolas de Bruxelas” integra um conjunto de atividades desenvolvidas pelo Europe Direct Viseu Dão Lafões com o objetivo de reforçar a literacia informativa e combater ativamente a propagação de desinformação sobre a União Europeia.