O Município de Avis realizou recentemente obras de requalificação do Complexo do Clube Náutico de Avis, tendo como principal objectivo a melhoria das infraestruturas de apoio à prática de desportos náuticos.

A obra abrangeu uma área de quase 10.000 m2 e representa um investimento total de cerca de 885 mil euros, numa aposta na qualificação do território, contribuindo para tornar o interior mais coeso, mais competitivo e mais sustentável, tendo como elemento central a Albufeira do Maranhão, um recurso natural determinante para o desenvolvimento do turismo sustentável da região.

A obra assentou em duas vertentes. Por um lado, a melhoria das infraestruturas de apoio à prática de desportos náuticos com a criação de áreas armazenamento de embarcações, melhoria do acesso ao embarque e desembarque de barcos de apoio, criação de áreas de manobra e estacionamento para atrelados, de uma nova rampa de acesso de embarcações ao plano de água e de um novo cais, e, por outro, na melhoria das condições de fruição deste espaço por parte da população e dos visitantes através da criação de uma nova área de merendas, com grelhadores, de uma nova via de circulação pedonal e viária, de novas zonas de “praia” com areia, de espaços de repouso/contemplação da albufeira, de uma rampa de acesso à praia para pessoas com mobilidade reduzida, da instalação de mobiliário urbano em materiais sustentáveis e de iluminação cénica LED, com luminárias com sensores que reduzem a intensidade na ausência de movimento, minimizando o impacto visual nocturno e o consumo energético.

A intervenção agora concretizada dá continuidade ao projecto de valorização da envolvente da Albufeira do Maranhão, iniciado em 2005, que levou a que Avis fossem reconhecida como um dos melhores locais do mundo para a prática de remo, sendo o local de eleição para o estágio das melhores selecções de remo mundiais.

Além do remo, outros desportos têm ganho relevância na Albufeira do Maranhão, como a natação em águas abertas, triatlo e canoagem. De salientar também a criação do Centro de Formação Desportiva de Remo, um projecto conjunto entre o Desporto Escolar, o Agrupamento de Escolas de Avis, o Município de Avis e diversas empresas locais e que constitui um contributo determinante para a permitir a prática desportiva náutica aos jovens e crianças de Avis.

Recorde-se que Avis integra, desde 2018, a rede de Estações Náuticas de Portugal, certificada pela Fórum Oceano.