A Associação Nacional das Farmácias (ANF) está a celebrar meio século de existência com uma profunda renovação da sua imagem institucional e da marca Farmácias Portuguesas. Sob o mote «A vida passa pela Farmácia», esta nova fase representa um reforço do compromisso da organização com a saúde e a proximidade à sociedade portuguesa.

A nova identidade da ANF surge acompanhada por um ecossistema de marcas reorganizado, agora baseado numa arquitetura monolítica. Este modelo pretende garantir maior coerência na comunicação e refletir a evolução da associação perante os desafios de um setor em constante transformação. A presidente da ANF, Ema Paulino, explica que esta mudança representa «a ambição de estarmos mais unidos, mais alinhados e comprometidos com um propósito comum: Pela Saúde, unimos as farmácias à sociedade».

O restyling gráfico, desenvolvido pela agência Havas, procurou respeitar o legado construído ao longo de cinco décadas, ao mesmo tempo que introduz uma linguagem visual mais moderna, flexível e consistente. O novo design unifica as diferentes marcas da ANF, respeitando a individualidade de cada uma, e reforça o impacto e a clareza da comunicação institucional.

Paralelamente, foi lançado o novo site oficial da Associação — www.anf.pt —, concebido tanto para profissionais do setor como para o público em geral. A nova plataforma disponibiliza informação detalhada sobre a ANF, a rede de farmácias em Portugal, estudos e publicações especializadas, bem como uma secção de atualidade. Segundo a ANF, este novo canal digital traduz os valores de transparência, coesão e inovação, e visa estreitar a relação com os cidadãos, tornando a instituição mais acessível e próxima.

Com esta renovação, a ANF reafirma o seu papel enquanto voz ativa pela saúde em Portugal, destacando-se como uma entidade promotora da coesão entre farmácias e comunidade, e adaptando-se aos desafios futuros do setor.