Na cidade de Évora, decorreu a cerimónia oficial de tomada de posse de John Romão e Manuel Veiga, respetivamente, como diretor artístico e diretor executivo da associação responsável pela gestão da Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora 2027. O evento formalizou a conclusão do processo de seleção internacional, conduzido por um júri independente, que avaliou as candidaturas de acordo com as competências e qualificações exigidas para os cargos.

A cerimónia contou com a presença da Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, entre outras entidades locais e regionais.

John Romão, licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema e com uma vasta formação em Estudos e Gestão da Cultura, assume o cargo de diretor artístico com um histórico consolidado na cena cultural nacional e internacional. É fundador e diretor da BoCA – Biennial of Contemporary Arts, em Lisboa, e tem sido reconhecido pelo seu compromisso com temas como inclusão social, sustentabilidade cultural e mediação artística. A sua visão para a CEC Évora 2027, alinhada com o conceito de “Vagar”, foi destacada pelo júri, que sublinhou a sua capacidade de impactar positivamente a sociedade através da arte.

Manuel Veiga, por sua vez, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e possui uma pós-graduação em Gestão Cultural nas Cidades. A sua vasta experiência na gestão cultural, com passagens pelo cargo de diretor municipal de Cultura de Lisboa e por diversas produções culturais de relevância, faz dele uma figura-chave para a execução do projeto. O júri salientou a sua sólida formação jurídica e o profundo conhecimento do projeto CEC Évora 2027, elementos que são essenciais para a concretização da visão para a cidade.

A tomada de posse completa a direção da Associação Évora 2027, que conta agora com Maria do Céu Ramos como presidente, e os diretores António Costa da Silva (finanças) e Bruno Fraga Braz (comunicação e alcance).

De seguida, apresentamos a reportagem fotográfica da cerimónia, com imagens do momento de posse de John Romão e Manuel Veiga, e outros momentos significativos do evento. (Imagens de Hugo Calado e Luis Diabão)