
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra anunciou a cedência, por um período de 30 anos, de instalações no Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais, localizado na Tocha, Cantanhede, à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra.
O acordo visa apoiar o desenvolvimento de atividades sociais e de reabilitação para pessoas com deficiência mental ou em situação de exclusão social.
Em comunicado, o presidente da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, destacou a importância da colaboração com organizações do setor social.
“A ULS de Coimbra tem a obrigação de, em parceria com as organizações do setor social, encontrar as melhores respostas para a população, que estejam alinhadas com a nossa missão: prestar cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, melhorando a saúde e o bem-estar da comunidade”, afirmou.
A APPACDM de Coimbra terá acesso a uma vasta área no centro de reabilitação para desenvolver atividades sociais voltadas à integração e sustentabilidade das pessoas com deficiência.
O projeto inclui ações como a promoção do empreendedorismo social, a implementação de um centro de colónias de férias e iniciativas na área agrícola, sempre com o objetivo de fortalecer a integração social da comunidade.
A presidente da APPACDM de Coimbra, Helena Albuquerque, sublinhou a importância deste protocolo para a associação, que agora consolida a sua parceria com o Centro de Medicina Física e Reabilitação Rovisco Pais, não só em termos de instalações, mas também de apoio médico e de enfermagem.
“Este protocolo vai ainda permitir acordos de cooperação com o Estado, que permitirão financiar as valências da Tocha e o possível financiamento de novas estruturas de apoio”, afirmou Albuquerque.
A colaboração entre as duas entidades visa, além da cedência das instalações, o apoio clínico contínuo da ULS de Coimbra aos utentes integrados nas atividades da APPACDM de Coimbra, bem como o acesso a fundos estruturais para a reabilitação do espaço e a expansão das respostas sociais.
A APPACDM de Coimbra tem como missão promover a inclusão e o desenvolvimento integral de pessoas com deficiência mental, procurando garantir a plena participação desses indivíduos na sociedade.
Este protocolo fortalece ainda mais o compromisso das duas instituições em proporcionar apoio efetivo à população com deficiência, assegurando um futuro mais inclusivo e sustentável para aqueles que mais necessitam.