
Estiveram presentes na apresentação os três diretores do FMM Sines: Manuel Coelho (presidente da Câmara, fundador e diretor do festival entre 1999 e 2013), Carlos Seixas (diretor artístico e de produção desde 1999 até hoje) e Nuno Mascarenhas (presidente da Câmara e diretor do festival a partir de 2014).
Em "Espírito de Aventura: Uma História do FMM Sines", que recupera o mote histórico do festival - "Música com Espírito de Aventura" -, está contido o património de 773 concertos, com músicos de mais de 100 países e regiões, realizados desde a fundação do festival até à edição de 2024, quando completou 25 anos.
Em 2025, na 25.ª edição do FMM Sines, é publicado o registo desses 25 anos de música, mas também das extensões que o festival ganhou nas outras artes, na reflexão e na relação com o meio.
"Espírito de Aventura" é uma história do festival através dos seus valores. Uma história-manifesto onde se destrinçam alguns dos principais fios condutores da sua programação ao longo dos anos: as tensões entre tradição e modernidade, o peso crescente das culturas urbanas, a realidade dos fluxos migratórios e das mestiçagens, a importância da representação e da livre circulação artística.
Um livro que apresenta uma leitura possível de um percurso e de um conjunto de escolhas que ajudaram a construir a história e a definir a identidade do FMM Sines.
O livro, em formato bilingue (português e inglês), estará à venda nas lojas do FMM em Sines e Porto Covo durante o festival.