
A fabricante japonesa Yamaha inaugurou a sua nova sede em Argenteuil, próximo a Paris, num evento realizado a 7 de maio de 2025 que contou com a presença de autoridades locais e executivos da empresa. O novo espaço de quase 4.000 metros quadrados foi concebido como um local de encontro, criação e formação, onde produtos como motores fora de bordo, motos e bicicletas elétricas estão integrados nos escritórios, reflectindo a cultura da marca.
Esta inauguração coincide com dois importantes aniversários: os 70 anos da Yamaha Motor e os 60 anos da sua presença em França, que começou em 1965 com a Sonauto Yamaha. Segundo Grégory Lejosne, director-geral da Yamaha Motor França, Argenteuil foi escolhida não só pela sua localização estratégica, mas também por ser “um território dinâmico, uma cidade em transformação, aberta ao futuro”.
O novo edifício representa uma ponte simbólica entre o património e o futuro da empresa, entre a tradição mecânica e a revolução eléctrica, e entre o Japão e a França, países que partilham valores como o sentido do detalhe e a busca pela excelência. Esta conexão é ilustrada por um mural criado pelos artistas Suiko e Fate, que incorpora setas a simbolizar esperança e progresso, com uma forma dinâmica inspirada na andorinha, ave que no Japão representa sorte e prosperidade.