A Yamaha Motor anunciou o prolongamento da sua parceria técnica com a Lola Cars no Campeonato Mundial de Fórmula E, estendendo a colaboração para além de 2027. Este acordo representa uma importante aposta da fabricante japonesa no desenvolvimento de tecnologias elétricas fora do seu tradicional mercado de duas rodas.

A colaboração entre as duas marcas, iniciada em março de 2024 para os veículos de terceira geração ‘GEN3EVO’, continuará com a introdução dos modelos de quarta geração ‘GEN4’, previstos para a 13ª temporada (2026-2027). Este novo capítulo da competição trará alterações significativas nos regulamentos técnicos, incluindo um aumento da potência máxima para 600kW (804cv).

Heiji Maruyama, Diretor Executivo da Yamaha Motor, explicou a importância estratégica desta parceria: ‘A Yamaha Motor está a conduzir investigação e desenvolvimento em várias tecnologias para adquirir e fortalecer novas competências essenciais, proporcionando Kando [emoção] aos nossos clientes e contribuindo para a sustentabilidade’. Maruyama destacou ainda que a gestão energética é uma dessas competências que a empresa pretende desenvolver através da Fórmula E.

No âmbito desta parceria, a equipa compete atualmente sob a designação ‘Lola Yamaha ABT Formula E Team’, em colaboração com a estrutura alemã ABT. O compromisso da Yamaha com este projeto demonstra a sua aposta na diversificação tecnológica e no desenvolvimento de soluções elétricas avançadas numa plataforma de competição de alto nível.

Para a Yamaha, tradicionalmente associada ao motociclismo, esta parceria representa uma oportunidade de expandir o seu conhecimento em tecnologias elétricas e sistemas de gestão de energia através da competição automóvel, aplicando posteriormente estas inovações aos seus produtos convencionais, numa clara estratégia de transferência tecnológica entre diferentes setores do mercado de mobilidade.